Como funcionam as eleições proporcionais? - Aulive PJB 2020

Você já se perguntou como são eleitos os vereadores e deputados? Por que às vezes um candidato é eleito tendo obtido menos votos do que outros que não foram eleitos para a mesma vaga? Parece complicado? Será que é injusto? Esse modelo é o melhor para favorecer a representação da sociedade no Poder Legislativo?
13/11/2020 08h55

Em mais uma Aulive da série “eleições 2020” - O Jornalista e editor da agência câmara de notícias - Beto Seabra conversa com especialistas e estudiosos do sistema político brasileiro, que explicam direitinho este assunto. Os convidados são: o Analista Legislativo - Diego Machado e o Assessor Legislativo - Thiago Carneiro.

O sistema proporcional que elege deputados e vereadores é diferente do majoritário, que elege senadores, prefeitos, governadores e o presidente da república.

No sistema proporcional não basta o candidato obter o maior número de votos para ser eleito. O partido também influência nos resultados.

O assessor legislativo, Thiago Carneiro explicou como funciona este modelo no Brasil.

Em eleições proporcionais, é o partido que recebe as vagas e os votos. Ou seja, quando você vota em um determinado candidato, automaticamente o seu voto está sendo entregue ao partido a que ele pertence e é a partir da soma dos votos no partido, que se distribuem as vagas nas câmaras” , Explicou.

Por isso, no caso das eleições municipais, para conhecer os vereadores que vão compor o Poder Legislativo em sua cidade, deve-se, antes, saber quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada grupo partidário que conseguiu um número mínimo de votos, observar quais são os mais votados, ou seja, os eleitos.

Thiago Carneiro enfatizou que este, inclusive, é um dos motivos de se designar o mandato ao partido e não ao político em si.

Já ouviu falar sobre Quociente Eleitoral (QE) e Quociente Patidário (QP)?

É importante conhecer estes cálculos para compreender o porquê um candidato teve mais votos que os demais e não conseguiu se eleger enquanto outro teve menos votos e mesmo assim se elegeu.

Parece um pouco complicado, né? Para entender melhor, o analista legislativo, Diego Machado esclareceu a relevância destes cálculos eleitorais.

O quociente eleitoral é a quantidade de votos válidos obtidos na eleição dividido pelo número de cadeiras. Já o quociente partidário é a soma dos votos válidos que o partido recebeu pelo quociente eleitoral, que designa a quantidade de vagas que cada partido poderá ter dentro das câmaras”, Explicou.

Por isso, é muito importante pesquisar, buscar conhecer sobre o funcionamento do nosso sistema eleitoral para que assim tenhamos o aprimoramento da qualidade da representação política.

Quer entender mais sobre as eleições proporcionais? Então corre lá no nosso canal do YouTube ➡️ www.youtube.com/parlamentojovembrasileiro e tire todas as suas dúvidas. 💬

Divulgue em suas redes e atue pela ampliação do debate entre os jovens brasileiros!

Convidado 1: Thiago Carneiro - servidor público desde 2005, já trabalhou em várias áreas ligadas a inovação estratégica e inovação em gestão de pessoas na agência nacional de energia elétrica. É mestre e doutor em psicologia social do trabalho e das organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é analista legislativo na Câmara dos Deputados.

Convidado 2: Diego Machado - Analista legislativo e Especialista em política e representação parlamentar, mestrando em poder legislativo pelo CEFOR - Centro de formação e treinamento da Câmara dos Deputados.

 

avatar pjb institucional