22/03 - Moradias populares e pessoas em situação de rua

A última Audiência Pública da edição 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) debateu moradias populares e pessoas em situação de rua.
24/03/2021 19h05

Os convidados abordaram o conteúdo de forma prática, mostrando aos jovens parlamentares a realidade dessa população nas grandes cidades brasileiras. 

Erminia Maricato, arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora e ativista pela Reforma Urbana no Brasil, preocupa-se com o grande número de moradias construídas ilegalmente no Brasil. Segundo ela, mais da metade das famílias não têm acesso ao mercado imobiliário e às políticas públicas de moradia em nosso país. Erminia aponta que o Brasil já possui muitas leis; o problema vem pela falta de execução das normas destinadas a solucionar a grande questão da distribuição de terras. A disputa pela terra urbanizada gera exclusão,
desigualdade e precariedade de moradia, tendo, nas pessoas em situação de rua, seu principal reflexo. A convidada se emociona ao final de sua apresentação, dizendo aos jovens: “Vocês têm uma missão histórica pela frente. Quero desejar todo o sucesso do mundo para essa caminhada”.

O segundo convidado, Rogério Barba, ativista político, apresentador e diretor da TV Comunitária (Canal 12 da Net Brasília), inicia sua apresentação com o vídeo de uma reportagem em que mostra uma das suas iniciativas: a construção de 12 quitinetes para pessoas em situação de rua. Barba demonstra que é possível estabelecer essa parceria com os governantes e líderes políticos, basta que queiram executar o que já está em lei. Ele defende que qualquer cidadão tem direito à moradia, independentemente de sua
condição física, social, moral e de gênero estabelecida pela sociedade. Em uma fala comovente, o convidado relembra uma frase frequentemente utilizada: A população de rua não tem voz. “E não é bem assim, as pessoas é que não querem nos ouvir. São uma população invisível? Não! A sociedade que não quer nos enxergar”.

Nossos jovens parlamentares não perderam a oportunidade de levantar questões sobre como agir nesse meio e ter condições de aplicar e executar de fato as políticas que atendam às necessidades de cada cidadão.

Vem conferir: Parlamento Jovem Brasileiro – Moradias populares e pessoas em situação de rua - 22/03/21 – 16h

 

https://midias.camara.leg.br/pjb/participe/