19/03 - Adolescentes do sistema socioeducativo: desenvolvimento cívico e emocional
A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) é autora de projetos direcionados a essa comunidade, buscando o desenvolvimento de ações para esses jovens. Ela destaca a importância da valorização do ser humano desde a primeira infância e a necessidade de medidas que atraiam crianças e adolescentes para o sistema educacional, já que o mundo “externo” oferece muito mais atrativos e facilidades. A deputada finaliza sua apresentação pedindo aos jovens que não percam a esperança, que continuem com esse brilho no olhar para mudar essa realidade, que em muitos casos, é devastadora.
De acordo com Wellington de Oliveira Costa, pedagogo, servidor da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - Sejus-DF, o programa socioeducativo faz parte de uma política relativamente nova, que tomou corpo de forma mais sistematizada a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. Ele descreve as atividades na Unidade de Internação do Distrito Federal e levanta a necessidade da promoção dos direitos humanos e do respeito as diferenças para diminuição do preconceito, por meio de políticas de ressocialização e profissionalização, e não de punição aos jovens internos. “O preconceito com o jovem que sai da Unidade de Internação é real. Precisamos trabalhar com ele também de uma forma real. Queremos dar voz ativa a esses jovens” - ressalta o diretor da Unidade do DF.
O convidado Mauro Gleisson Evangelista, Doutor em Educação, professor psicólogo e pesquisador da interface Juventude, Escola e Violência, reitera a necessidade do investimento em políticas públicas, tendo em vista que a internação é onerosa e, pelos estudos realizados, não é tão efetiva quanto deveria. Em sua fala, Mauro relata a realidade difícil dos jovens que acompanha e levanta a reflexão para que cada um chame a responsabilidade para si em relação ao papel que exerce na sociedade. “Os jovens precisam ajudar a reinventar esse mundo: a escola, o parlamento. Pediria quevocês também ousassem, propusessem o novo” - incentiva.
Diante dos relatos e dados explanados, os parlamentares jovens debateram principalmente a busca por soluções. Os estudantes mostraram interesse em desenvolver ações que tragam um verdadeiro impacto na vida de crianças e adolescentes do nosso País.
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