ROSANGELA GOMES (Licenciada)

Foi três vezes Vereadora de Nova Iguaçú (RJ), Deputada Estadual e reeleita para terceiro mandato como Deputada Federal. Na Câmara, foi 3ª Procuradora-Adjunta da Mulher em 2015. Licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.
01/02/2023 10h30

Rosangela Gomes nasceu em Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro e cumpre seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputada federal.  É graduada em Direito pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG); pós-graduada em Direito Público em 2007 e Direito Constitucional em 2008, ambas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com extensão Universitária sobre Prevenção do Uso de Drogas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013. Também cursou mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP-DF). Foi deputada estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro do ano 2011 a 2014, e por três legislaturas consecutivas foi vereadora no município de Nova Iguaçu, entre os anos de 2001 a 2010. Marcou as eleições de 2004 sendo reeleita como a vereadora mais votada da Baixada Fluminense.

Enquanto vereadora, presidiu a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e a Comissão de Combate à Desigualdade Racial, fundada por ela. Assumiu como membro a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, como relatora a Comissão de Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e participa também da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a qual também fundou.

Como deputada estadual, presidiu a Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, foi vice-presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, como também da Comissão Especial Complexo Logístico Portuário do Açu. Atuou nas Comissões: Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Como deputada federal, foi titular das Comissões de Direitos Humanos e Minorias, Seguridade Social e Família, Relações Exteriores e Defesa Nacional. Foi 3ª procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara e presidiu o grupo de parlamentares do Brasil e Países Caribenhos e o grupo de trabalho da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Foi relatora da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - que apurou a violência contra jovens negros no Brasil. Em 2017, integrou o Parlasul – Parlamento do Mercosul; na legislatura passada, atuou como secretária do Trabalho do Mercosul; e, em 2021, foi eleita Quarta Secretária, sendo a primeira mulher negra a compor a mesa diretora da Câmara.

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Rosangela Gomes  (Março/2023). Confira aqui o perfil da parlamentar na legislatura anterior (56ª).

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Rosangela Gomes no Portal da Câmara dos Deputados.