NELY AQUINO
Neli Pereira de Aquino (Nely Aquino) é mineira e graduanda em Sociologia pela Universidade Estácio de Sá. Eleita em 2022 para primeiro mandato, integra o grupo de 53 deputados federais que representam o Estado de Minas Gerais e da bancada feminina, atualmente composta por 91 deputadas.
Foi vereadora e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte por dois mandatos consecutivos (2017-2022). Durante seu mandato, foi autora da Lei nº 11.444/2022 que instituiu o cordão de girassol para identificar pessoa com deficiência oculta ou não aparente na capital, e da Lei 11.289/2021 que criou a Notificação Compulsória da Violência contra a Mulher, além de diversas outras normativas de combate à violência feminina e de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Iniciou a 57ª legislatura assumindo a 2ª vice-presidência da Comissão Permanente do Esporte e como membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Também integra outras duas comissões, a Especial de Violência Obstétrica e Morte Materna, e a Externa de Fiscalização e Rompimento de Barragens e Repactuação. Somente nos dois primeiros meses de mandato, já apresentou como autora e co-autora mais de 20 proposições, entre elas o PL 643/2023 que implanta o cordão de girassol em todo o País.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Nely Aquino (Abril/2023).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil da deputada Nely Aquino no Portal da Câmara dos Deputados.