DAIANA SANTOS
Daiana Santos é natural de Julio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. Sanitarista e educadora social, a deputada federal está em primeiro mandato pelo PCdoB. É promotora da saúde da população negra, com experiência na atenção básica e no acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade e de pessoas em situação de rua.
Começou a 57ª legislatura assumindo como a coordenação do eixo 1 de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), que trata da violência política contra a mulher. É vice-presidenta das Comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. Além disso, também é titular na Comissão Especial de Violência Obstétrica e Morte Materna, e suplente nas Comissões de Saúde e de Educação.
Durante a pandemia de Covid-19, fundou o Fundo de Mulheres de Porto Alegre, que auxiliou chefas de família nas periferias da cidade. Entre 2021 e 2023, exerceu o cargo de vereadora na capital gaúcha, compondo a primeira bancada negra da história de Porto Alegre.
Entre as proposições já apresentadas como deputada, destacam-se o projeto de lei sobre trabalho igual, salário igual - que prevê equidade salarial de gênero, sexualidade, raça e identidade de gênero para todos e todas; e o Protocolo Nacional Antirracista. Ex-atleta, a deputada também protocolou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino. Daiana é a primeira congressista negra e lésbica eleita pelo Estado do Rio Grande do Sul.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Daiana Santos (Junho/2023).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Daiana Santos no Portal da Câmara dos Deputados.