ANA PIMENTEL

Parlamentar está em primeiro mandato legislativo federal na Câmara. Foi secretária de Saúde de Juiz de Fora (MG).
01/02/2023 22h10

Ana Pimentel é médica, defensora do Sistema Único de Saúde (SUS), professora universitária e pesquisadora de Saúde Pública. Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2018).

De 2021 a 2022, foi secretária de Saúde da prefeita Margarida Salomão, de Juiz de Fora (MG). Eleita deputada federal em primeiro mandato pelo PT-MG, na Câmara dos Deputados assumiu a vice-liderança do PT; é membro titular da Comissão de Saúde, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna, e de Legislação Participativa; além de suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Preside a Frente Parlamentar Mista do SUS, integra a Frente Parlamentar em Defesa da Vacina, é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação e integra a coordenação-geral da Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV.

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Ana Pimentel (Maio/2023). 

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Ana Pimentel no Portal da Câmara dos Deputados