AMANDA GENTIL

Na 57° legislatura, deputada está em primeiro mandato legislativo federal. Em maio de 2023, foi eleita coordenadora do eixo temático sobre Atuação Parlamentar e Representatividade do Observatório Nacional da Mulher na Política da Secretaria da Mulher para o biênio 2023-2025.
01/02/2023 22h40

Amanda Gentil é natural de Caxias, Estado do Maranhão, engenheira, deputada federal em primeiro mandato, eleita a mais jovem parlamentar do País e da história do Maranhão. Defende as bandeiras da juventude, das mulheres e das crianças que são grupos que ainda precisam muito de olhar e atenção.

Iniciou a 57° legislatura assumindo como membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Previdência Assistência Social e Infância, Adolescência e Família e como suplente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania

Amanda Gentil é vice-líder do Partido Progressistas (PP), presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, subcoordenadora da bancada maranhense, coordenadora do eixo 2 de pesquisa em Atuação Parlamentar e Representatividade do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, membro do Grupo de Trabalho da Digitalização e Desburocratização e relatora do Grupo de Trabalho da Ampliação do Período de Licença-Paternidade no Brasil.

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Amanda Gentil (Maio/2023). 

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil da deputada Amanda Gentil no Portal da Câmara dos Deputados.