Ouvidoria debate em evento sobre inovação no Poder Judiciário o futuro dos serviços ao cidadão
Nos dias 28 e 29 de agosto de 2019, ocorreu em Brasília a 14° edição do Congresso de Inovação no Poder Judiciário: Conip-Jud.
A Ouvidoria Parlamentar esteve presente, convidada para mediar, no dia 29, uma mesa de debates com o tema "Como oferecer os serviços que espera o cidadão do séulo XXI".
Com a participação de cerca de 20 gestores de órgãos do Poder Judiciário de todas as esferas de governo, o debate mostrou a preocupação de todos os órgãos com a insatisfação dos cidadãos com os serviços prestados pelos órgãos públicos. Os gestores presentes revelaram frustração com as dificuldades para promover aprimoramentos.
Entre as principais dificuldades, foram destacados, por um lado, os excessos normativos que dificultam a inovação no setor público, e por outro lado o imediatismo e a superficialidade que têm pressionado as relações humanas e as avaliações de tudo à nossa
volta, inclusive os serviços públicos, que devem atender tanto ao princípio da eficiência quanto resguardar direitos fundamentais.
Ainda assim, os participantes elencaram um bom número de iniciativas que contribuem para melhoria das entregas aos cidadãos, como o PJE (sistema que suporta o processo judicial eletrônico em diversos tribunais), a criação de espaços de inovação e cocriacção, como o Lex Go, e programas de capacitação para sensibilização de servidores e magistrados, como o "Vivendo o trabalho subalterno".
Paulo Henrique, chefe de gabinete da Ouvidoria, impressionou-se com as semelhanças nos desafios enfrentados no Poder Legislativo: "As dores são muito parecidas: os esforços são crescentes para aproximação dos anseios da sociedade, mas o retorno dos cidadãos ainda é frustrante. É uma questão ainda em aberto."
#ServicosAoCidadao