Deputado Delegado Marcelo Freitas é nomeado Ouvidor-Geral

O parlamentar é policial federal, professor universitário e doutor em ciências jurídicas.
25/03/2021 16h40

No último dia 18/03, o Deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG) foi nomeado  pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira, como Ouvidor-Geral para o biênio 2021/2022. Ao conhecer a estrutura da Ouvidoria, o parlamentar deixou a seguinte mensagem: “Com satisfação e sentimento de responsabilidade, assumimos a Ouvidoria-Geral da Câmara dos Deputados. A Ouvidoria tem o propósito de receber de você – cidadão – reclamações, elogios, denúncias e sugestões. Faremos da Câmara dos Deputados, certamente, um ambiente propício para que os interesses do povo prevaleçam cada vez mais. Participe, venha conosco nesse propósito de mudar para o caminho do bem.”

Currículo

O Deputado tem 45 anos, é Doutor em Ciências Jurídicas, possui pós-graduações em Direito Processual e Direito Público, além de graduação em Direito. É Delegado de Polícia Federal desde 2002, já atuou como Diretor-Regional de Combate ao Crime Organizado no Estado de Minas Gerais e participou de diversas operações de repressão às organizações criminosas, com repercussão nacional e internacional. 

O parlamentar também é professor de direito da Universidade Estadual de Montes Claros/MG, da Academia Nacional de Polícia (Brasília/DF) e da pós-graduação em Controle, detecção e repressão de desvios de recursos públicos da Universidade Federal de Lavras (ESAF/CGU).

Em sua carreira profissional, o Delegado Marcelo Freitas foi aprovado em concursos públicos e processos seletivos nas seguintes instituições: Universidade Estadual de Montes Claros, Supremo Tribunal Federal, serviços notariais e de registros públicos do Estado de Minas Gerais - Cartórios/MG, Polícia Federal, Polícia Civil/MG, IBGE, CODEVASF, entre outros. Tem artigos científicos e jornalísticos publicados em diversos veículos e já realizou palestras em variadas instituições, como: MJ, OAB, TRE/MG, UFMG, USP, CGU, SINPROFAZ, ALEMG, PMMG, PCMG, INC, etc.