Prática do ano - 1º Concurso de Boas Práticas de Gestão

Ulysses: a inteligência artificial da Câmara dos Deputados

 Foto: Pablo Valadares / Acervo Câmara dos Deputados

 

Lidar com o grande volume de informações produzido no processo legislativo é uma tarefa cada vez mais desafiadora. Para participar do processo de elaboração de leis, os cidadãos precisam de acesso facilitado e tempestivo às informações de atuação parlamentar, aos textos de projetos de lei, discursos, legislação, além de conteúdo em áudio e vídeo dos debates. Organizar todas essas fontes de informação é um processo árduo e repetitivo que consome muitas horas dos colaboradores da Câmara, que poderiam melhor empregadas em tarefas mais complexas de pesquisa e análise das informações.

Em resposta a esses desafios, a Câmara dos Deputados criou o Ulysses, um conjunto de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) capaz de dotar os sistemas legislativos e administrativos com recursos de entendimento de linguagem natural e conteúdos audiovisuais. Analisando as bases de dados textuais da Casa, o "robô" Ulysses aprendeu classificar diversos tipos de texto de acordo com o assunto tratado, como "educação", "saúde" e "esportes". Esse processo de classificação automática facilitou a criação de uma área temática no portal da Câmara dos Deputados, que oferece aos cidadãos a possibilidade de consumir somente os conteúdos relacionados às suas áreas de interesse. No caso da Consultoria Legislativa, as sugestões do robô ajudam a direcionar demandas para as áreas especializadas no tema específico.

O Ulysses também vem aprendendo a reconhecer faces de deputados em vídeos. Usando redes neurais profundas o robô consegue identificar os oradores que aparecem nas transmissões dos plenários ou mesmo nos programas da TV Câmara. Essa "habilidade" vai permitir a automação de diversos processos operacionais do plenário como a anotação dos tempos de fala dos deputados, o painel eletrônico, além de facilitar o trabalho de taquigrafia.

Outras funcionalidades também endereçadas pelo robô incluem uma interface conversacional (chatbot) que visa oferecer uma nova maneira para que os usuários obtenham as informações sobre proposições, cotas parlamentares e outras informações sobre a atuação parlamentar. O chatbot é um produto do projeto Virada Digital e será lançado em 2020, como uma forma de melhorar a experiência dos usuários do portal e otimizar os processos de atendimento aos cidadãos.

Atualmente o Ulysses continua aprendendo coisas novas e o seu maior desafio agora é extrair "insights" das opiniões dos cidadãos acerca das propostas legislativas em discussão na Casa. Somente para o projeto de emenda da Reforma da Previdência (PEC 6/2019), foram coletados mais de 16 mil comentários positivos e negativos que contém informações valiosas sobre o posicionamento do cidadão acerca da matéria. Enquanto consolidar as principais ideias presentes nos comentários seria uma tarefa demorada para um humano, o robô consegue rapidamente destacar pontos principais e sugerir um resumo de tópicos que precisa ser apenas revisado pelo analista humano.

O PRIMEIRO-SECRETÁRIO
Presidente

Luciano Bivar
União-PE
Biografia