2º Concurso de Boas Práticas de Gestão
Divulgados os vencedores:
Conheça os Finalistas:
Práticas de Gestão:
Estação Monitoramento de Vivos
Categoria: Práticas de gestão: Gestão de riscos
Unidade responsável: SEMID / DIREX/SEMID / COMID / SERDIG / SEVIT - Seção de Transmissão em Plataformas Virtuais
Resumo: Criação de uma Estação de Monitoramento de Eventos Ao Vivo para garantir a boa qualidade do sinal de todos os eventos AO VIVO da Casa, transmitidos pelo canal da Câmara no YouTube, garantindo a transparência do trabalho legislativo e a informação ao internauta.
Plenário Virtual
Categoria: Práticas de gestão: Inovação em processos ou tecnológica
Unidade responsável: SGM e DITEC
Resumo: Plenário Virtual da Câmara dos Deputados - Solução digital implantada para viabilizar o processo legislativo da Câmara dos Deputados durante o afastamento social necessário ao enfrentamento da pandemia do Covid-19. Abrange desde a submissão de propostas de lei até a deliberação remota nas sessões plenárias.
Comprove
Categoria: Práticas de gestão: transparência ativa ou passiva
Unidade responsável: SEMID / DIREX/SEMID - Diretoria Executiva de Participação , Interação e Mídias Digitais
Resumo: O Comprove é o canal de checagem de notícias relacionadas à Câmara dos Deputados. Por meio do número (61) 99660-2003, via Whatsapp, o cidadão pode tirar dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou divulgados em sites da internet. Na página https://www.camara.leg.br/comprove, ele também tem à disposição o histórico com as principais checagens e boas práticas de uso da web, para não se deixar enganar facilmente.
Conle: avanços no teletrabalho
Categoria: Práticas de gestão: melhoria de processos
Unidade responsável: CONLE / CALEG - Coordenação de Apoio Técnico - Legislativo
Resumo: Ao longo dos 6 meses de teletrabalho, a Consultoria Legislativa demonstrou rápida capacidade de adaptação. Criou o Núcleo de Assessoramento ao Plenário, otimizou os processos de trabalho, reinventou a comunicação interna, desenvolveu ações voltadas ao engajamento e motivação dos servidores, criou equipes mais integradas, flexíveis e aderentes ao processo legislativo. Gerou, assim, resultados efetivos e ganhos em termos de qualidade e agilidade, traduzidos em mais de 9 mil trabalhos produzidos.
Práticas de Sustentabilidade:
Mictórios ecológicos sem água
Unidade responsável: DETEC / COENG / SINST / SIHID - Seção de Instalações Hidrossanitárias
Resumo: Essa iniciativa consiste da instalação de mictórios ecológicos, que prescindem da utilização de água, em banheiros masculinos coletivos de maior utilização nos edifícios da Câmara dos Deputados. O projeto foi iniciado com um piloto em um banheiro do Anexo II, sendo ampliado, após avaliação positiva inicial dos usuários e da equipe técnica, para banheiros do Edifício Principal, Anexo I, Anexo III, Anexo IV e CEFOR.
Modernização da iluminação ext
Unidade responsável: DETEC / COENG / SINST / SIELE - Seção de Instalações Elétricas
Resumo: Modernização da iluminação externa do Anexo IV, com alta performance na qualidade de iluminamento e excelente relação custo-benefício. A substituição dos equipamentos de iluminação não foi trivial, teve de atender a vários requisitos técnicos, como pay-back de curto prazo e melhoria de desempenho em relação à qualidade de energia e nível de serviço. Quanto à sustentabilidade, destacam-se a redução do consumo de energia elétrica e a eliminação do descarte diferenciado de lâmpadas com metais pesados.
Pauta Eletrônica das Comissões
Unidade responsável: DECOM e DITEC
Resumo: Pauta eletrônica nas comissões da Câmara dos Deputados - solução digital para facilitar o dia-a-dia do Deputado no plenário e nas comissões, permitindo acompanhamento de matérias da pauta da reunião além de várias informações a ela associadas atualizadas em tempo real.
Propostas de projetos decorrentes da experiência de home office: otimização de processos de trabalho:
Programa de Gestão do DETAQ
Unidade responsável: DETAQ - Departamento de Taquigrafia , Revisão e Redação
Resumo: Neste novo contexto sanitário e tecnológico, o DETAQ está pronto para substituir o controle por frequência pelo controle por resultados. Dada a natureza das atividades taquigráficas, a maturidade da gestão do Departamento e o sucesso do projeto-piloto realizado em 2020, o Departamento propõe seu programa de gestão baseado nos indicadores de carga de trabalho, tempo e qualidade — mensurados por meio do sistema informatizado em Qlik Sense — os quais fornecem uma análise objetiva do desempenho de cada taquígrafo, das equipes e do departamento como um todo por meio de suas entregas.
Quadro de Emendas Legislativas
Unidade responsável: CONLE - Consultoria Legislativa
Resumo: O projeto de geração automática do "quadro de emendas legislativas", a partir da padronização na apresentação das emendas, facilitará a elaboração e a análise de emendas às proposições. O quadro automático aumentará a qualidade dos trabalhos de assessoramento, como minutas de pareceres e notas técnicas, demandados pelos deputados a diversos órgãos da Casa durante a tramitação das matérias.
Scrum online
Unidade responsável: DITEC / COGES / SPROJ - Seção de Planejamento e Gestão de Projetos de Tic
Resumo: Scrum Online: Uma experiência de agilidade e inovação. Uma iniciativa pioneira na Casa que mostrou que é possível realizar a gestão de projeto ágil completamente online, em home office, com o uso da tecnologia e de ferramentas de comunicação.
Sobre o concurso:
O que é?
Concurso de âmbito interno com a finalidade de reconhecer boas práticas de gestão e propostas de projeto nas categorias:
- I – práticas de gestão:
- a) de transparência ativa ou passiva;
- b) de gestão de riscos;
- c) de melhoria de processos; e
- d) de inovação em processos ou tecnológica;
- II - práticas de sustentabilidade;
- III - propostas de projetos decorrentes da experiência de home office:
- a) de reorganização de espaços físicos; e
- b) de otimização de processos de trabalho.
- Clique aqui para acessar o Regulamento
Quais são as novidades deste ano?
Este ano o concurso premiará também práticas de sustentabilidade, além de propostas de projeto decorrentes da experiência de home office.
Além disso, em função da pandemia de Covid-19, todas as etapas do concurso serão realizadas sem a necessidade da presença física dos participantes.
De que tipo de prática estamos falando?
Prática de gestão: qualquer boa iniciativa de gestão, nas categorias mencionadas anteriormente, implementada no seu dia a dia no trabalho a partir de 2019 e não inscrita na edição anterior do Concurso.
Prática de sustentabilidade: qualquer iniciativa que contribua para o desenvolvimento de uma gestão pública sustentável baseada nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais. No caso de práticas de sustentabilidade não há limitação temporal.
E quanto às propostas de projeto?
Propostas de projeto decorrentes da experiência de home office: iniciativas, ainda não executadas, gestadas durante o trabalho remoto e em decorrência dele, visando:
a) a reorganização ou racionalização de espaço(s) físico(s) internos (salas de trabalho, salas de reuniões, elevadores, plenários, restaurantes etc.), ou externos (estacionamentos, jardins etc.) da Câmara dos Deputados; ou
b) a otimização de processos de trabalho.
Quem pode participar?
Unidades administrativas da Câmara dos Deputados, desde o nível de seção, dispensada a anuência da instância superior.
Como eu posso me inscrever?
Inscrições encerradas!
Informações adicionais:
Primeira-Secretaria
Telefone: (61) 3215-8242
Secretaria de Controle Interno (Secin)
E-mail: secin.mesa@camara.leg.br
Telefone: (61) 3216-1300
Serviço de Sustentabilidade (EcoCâmara)
E-mail: ecocamara@camara.leg.br
Telefone: (61) 3216-5669