Ciclo 2021-2022

CICLO 2021-2022

 

Foco estratégico: 

Otimizar a utilização dos recursos, com foco no processo legislativo e na atividade parlamentar 

Linhas de atuação priorizadas:

7.1 Aprimorar a governança, o processo decisório, as práticas de gestão e a cooperação entre as áreas.
7.3 Assegurar a infraestrutura adequada e continuidade dos serviços, com foco em acessibilidade, sustentabilidade e segurança das pessoas, da informação e do patrimônio.
7.4 Promover a gestão de pessoas baseada em efetividade, ética, cooperação, desenvolvimento contínuo, equidade, mérito, responsabilidade socioambiental e saúde integral.
7.5 Melhorar a eficiência administrativa, a qualidade do gasto e a utilização de recursos.

 

Projetos estratégicos 

 

Objetivo estratégico relacionado

Projeto

Resultados

Promover a transformação digital integral do processo legislativo

 

Governança de Dados

  • Disponibilização de meios adequados e eficientes para o atendimento do disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
  • Conhecimento dos dados e metadados corporativos para uma futura unificação de bases de dados
  • Proteção e privacidade dos dados por meio da identificação e rastreamento do tratamento de dados pessoais
  • Aprimoramento do processo de preservação da informação digital e disponibilização de meios de recuperação precisos e ágeis
  • Maior segurança na manipulação de dados pessoais e de dados reservados
  • Viabilização de projetos de inovação e de tecnologia que fazem uso massivo de dados corporativos

Infoleg - Processo Legislativo Digital - PLD

 

  • Elevação do nível de segurança dos documentos legislativos
  • Maior robustez da plataforma tecnológica de armazenamento de documentos legislativos
  • Maior garantia de continuidade dos serviços de gestão de documentos legislativos
  • Controle automático de versionamento de documentos legislativos
  • Facilidade de acesso e pesquisa dos documentos do processo digital
  • Aprimoramento das rotinas e ampliação da sistematização dos procedimentos relacionados ao Processo Legislativo

Infoleg - 4.0

  • Possibilidade de assinatura de proposições e documentos legislativos por meio de dispositivos móveis
  • Acesso facilitado às informações sobre a atividade legislativa pelos parlamentares

Infoleg Parlamentar - Módulo Órgãos Legislativos

 

  • Fortalecimento das regras de governança de dados sobre órgãos legislativos
  • Descentralização do processo de registro de dados
  • Automação da comunicação entre os órgãos legislativos
  • Atualização tecnológica e melhora da usabilidade do sistema

Fomentar o uso de soluções digitais pelos gabinetes parlamentares e lideranças partidárias

 

Assessoramento legislativo digital

 

  • Automatização de processos de trabalho
  • Aumento da qualidade, precisão e tempestividade do assessoramento ao parlamentar
  • Integração dos processos de trabalho em um único sistema – Sisconle e Sisconof
  • Facilidade de manutenção e evolução do sistema

Gabinete Digital 2.0

 

  • Estruturação dos serviços aos deputados e gabinetes parlamentares em plataforma unificada
  • Aprimoramento da usabilidade dos recursos disponibilizados para o suporte à atividade parlamentar
  • Facilitação do acesso aos serviços por meio de dispositivos móveis

Liderança Digital

 

  • Automação de processos de trabalho de lideranças partidárias
  • Integração de serviços disponíveis às lideranças por um único canal de comunicação
  • Unificação da plataforma tecnológica de serviços para todas as lideranças, com mobilidade e acessibilidade
  • Disponibilização de informações essenciais para auxílio da atuação dos parlamentares no âmbito das lideranças no Plenário e nas Comissões 

Adotar modelo integrado de assessoramento legislativo institucional

Fortalecimento e integração do assessoramento institucional no Plenário e nas Comissões

 

  • Integração dos órgãos de assessoramento (Conle e Conof) com os órgãos legislativos (SGM, Decom, Lideranças) e parlamentares
  • Facilitação do acesso aos serviços de assessoramento institucional
  • Padronização dos procedimentos dos órgãos de assessoramento institucional
  • Maior interação entre os consultores legislativos, resultando no aprimoramento das análises técnicas 

Modernizar a estrutura organizacional da Câmara dos Deputados e seus processos de trabalho

 

Avaliação do Desempenho Institucional

 

  • Ampliação do conhecimento sobre a análise de processos de trabalho
  • Elaboração do modelo de avaliação do desempenho institucional
  • Construção de indicadores como ferramentas da gestão para melhoria contínua de processos

Incentivar a força de trabalho disponível a desempenhar atividades complexas e multidisciplinares

 

Programa de resultados

 

  • Possibilidade de estabelecer uma nova sistemática de trabalho, por meio de acordos de resultados entre gestores e servidores
  • Melhoria do fluxo de informações sobre os resultados das unidades administrativas para a Alta Administração
  • Melhor distribuição do trabalho, transparência e ganho de produtividade das equipes
  • Melhora do clima organizacional nas unidades participantes

Plano de capacitação para o novo perfil do servidor (Trilhando o Futuro)

 

  • Promoção do desenvolvimento de habilidades gerenciais e comportamentais
  • Favorecimento de uma cultura de colaboração, aprendizado contínuo e compartilhamento de conhecimentos
  • Maior efetividade das ações educacionais e do uso dos recursos
  • Apoio aos processos de gestão das mudanças em andamento na Casa
  • Ampliação da oferta de opções de capacitação autogeridas para gestores e servidores

Readequar os espaços físicos da Câmara dos Deputados

Requalificação das instalações e dos gabinetes do Ed. Anexo III

 

  • Modernização das instalações com a incorporação de novas tecnologias, materiais e equipamentos ao edifício
  • Edificação e gabinetes parlamentares acessíveis e seguros
  • Gabinetes parlamentares do Anexo III equivalentes aos do Anexo IV (tamanho e instalações)

Adequação das instalações às normas de prevenção e combate a incêndio e pânico

 

  • Modernização das instalações - incorporação de novas tecnologias, materiais e equipamentos
  • Edificações mais acessíveis, mais seguras e em conformidade aos normativos vigentes