Ciclos de curto prazo

CICLO 2021-2022

O planejamento de curto prazo da Câmara dos Deputados proposto para o biênio 2021-2022 foi apresentado pela Diretoria-Geral e aprovado pelo Comitê de Gestão Estratégica em março deste ano. Os valores que serviram de base à sua elaboração foram os seguintes:

  • Eficiência e modernização da Instituição;
  • Aperfeiçoamento dos serviços voltados à atividade parlamentar; e
  • Valorização e potencialização da força de trabalho.

O momento atual caracteriza-se pela necessidade premente de reorganização administrativa, considerando o cenário de redução dos quadros efetivos e de restrições orçamentárias. Além disso, a crise sanitária em decorrência da pandemia de Covid-19 alterou profundamente a forma do trabalho realizado por Deputados, servidores e colaboradores desde março de 2020.

A partir da análise do contexto descrito e do diálogo com o planejamento estratégico de longo prazo da Câmara dos Deputados, que compreende o período de 2012 a 2023, foram definidos para o biênio:

1) o foco estratégico;
2) as diretrizes e as linhas de atuação do Planejamento Estratégico (2012-2023) a serem priorizadas; e
3) seis objetivos estratégicos que irão direcionar a atuação desta Casa e a composição do portfólio de projetos estratégicos.


FOCO ESTRATÉGICO – Ciclo 2021-2022

Otimizar a utilização dos recursos, com foco no processo legislativo e na atividade parlamentar.

 

Diretriz Qualidade das Leis

Linha de atuação 4.2 Desenvolver meios que possibilitem a avaliação da necessidade, viabilidade e potenciais impactos associados à implementação das leis;
Linha de atuação 4.3 Desenvolver instrumentos que aprimorem o processo legislativo e que permitam aferir o resultado e avaliar a aplicação das leis.

Objetivo Estratégico 1: Promover a transformação digital integral do processo legislativo

Avançar na transformação digital do processo legislativo, com a integração de todas as suas etapas e serviços informacionais e de assessoramento.

Objetivo Estratégico 2: Fomentar o uso de soluções digitais pelos gabinetes parlamentares e pelas lideranças partidárias

Disponibilizar plataformas digitais ágeis e funcionais que facilitem a prestação do serviço de apoio à atividade parlamentar pelos gabinetes parlamentares e pelas lideranças partidárias.

Objetivo Estratégico 3: Adotar modelo integrado de suporte e assessoramento legislativo institucional

Integrar serviços informacionais, analíticos e de assessoramento institucional para o aperfeiçoamento do modelo de apoio ao processo legislativo e à atuação parlamentar.

Diretriz Gestão

Linha de atuação 7.1 Aprimorar a governança, o processo decisório, as práticas de gestão e a cooperação entre as áreas.
Linha de Atuação 7.5 Melhorar a eficiência administrativa, a qualidade do gasto e a utilização de recursos.

Objetivo Estratégico 4: Modernizar a estrutura organizacional da Câmara dos Deputados e seus processos de trabalho

Revisar os processos de trabalho e alterar a estrutura organizacional da Câmara dos Deputados, de forma a promover maior alinhamento com a sua missão institucional e ganhos de eficiência, com o uso mais intensivo de tecnologia da informação.

Diretriz Gestão

Linha de Atuação 7.4 Promover a gestão de pessoas baseada em efetividade, ética, cooperação, desenvolvimento contínuo, equidade, mérito, responsabilidade socioambiental e saúde integral.

Objetivo Estratégico 5 : Incentivar a força de trabalho disponível a desempenhar atividades complexas e multidisciplinares

Implementar modelo de gestão de pessoas com base em avaliação do desempenho individual efetiva e no desenvolvimento de competências para a realização de atividades complexas e multidisciplinares.

Diretriz Gestão

Linha de Atuação 7.3 Assegurar a infraestrutura adequada e continuidade dos serviços, com foco em acessibilidade, sustentabilidade e segurança das pessoas, da informação e do patrimônio.

Objetivo Estratégico 6: Readequar os espaços físicos da Câmara dos Deputados

Reorganizar e adequar os espaços físicos da Casa, considerando o atual contexto sanitário e o regime de trabalho, com vistas à promoção de melhores condições para o desenvolvimento da atividade parlamentar, observadas as condições de segurança das pessoas e do patrimônio.

 

Ciclos anteriores: 

Portfólio Corporativo 2019-2020

Portfólio Corporativo 2017-2018

Portfólio Corporativo 2015-2016

Portfólio Corporativo 2013-2014

Portfólio Corporativo 2012