Atribuições

A Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) é responsável pelas ações de comunicação, participação e mídias digitais da Câmara dos Deputados. Compete à Direx, por exemplo, definir a linha editorial dos veículos de comunicação e zelar pela divulgação dos trabalhos legislativos, gerir as atividades de jornalismo, publicidade e relações públicas, e supervisionar os serviços de interação e participação da sociedade. 

A Direx é composta pelas seguintes áreas:


Coordenação de Gestão Administrativa (Cogea)
Responsável pela aquisição e controle de material, pela contratação de pessoal e pela gestão estratégica. Presta assessoramento técnico ao diretor da Direx, atua em processos administrativos e dá apoio logístico às atividades da Diretoria. Além disso, coordena a Rede Legislativa de Rádio e TV Digital e supervisiona a qualidade técnica do sistema de transmissão das emissoras de rádio e televisão digital da Câmara.

Coordenação de Conteúdo Institucional e Mídias Digitais (Comid)
Coordena a divulgação institucional e a identidade visual e sonora da Câmara, cria e aprova campanhas publicitárias voltadas aos públicos externo e interno. Produz vídeos informativos e de utilidade pública para divulgação nas redes sociais e nos veículos de comunicação da Câmara. É responsável ainda pela gestão das principais redes sociais institucionais (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e TikTok) e do portal destinado ao público interno, o Camaranet.

Coordenação de Operação e Tecnologia para Comunicação (Cotec)
Mantém e atualiza os equipamentos necessários para o funcionamento dos veículos de comunicação da Câmara, dando condições operacionais e suporte técnico para a produção e a exibição de conteúdos. Coordena a cobertura fotográfica da Câmara e o arquivo de vídeos, áudios e fotografias.

Coordenação de Relacionamento, Inteligência e Participação (Corip)
Responsável pela assessoria de imprensa da Câmara, pela gestão do portal institucional, voltado ao público externo, e pela gestão de relacionamento da instituição com os cidadãos. Monitora e gera relatórios sobre as interações e participações em diversos canais, para subsidiar a atividade legislativa e a estratégia de comunicação. Faz a gestão do Telegram institucional, do canal de checagem de notícias Comprove, das audiências interativas, das enquetes legislativas, do Disque-Câmara (0800 0 619619) e do Fale Conosco.

Coordenação de Jornalismo (Cjor)
Coordena a cobertura jornalística dos veículos de comunicação, incluindo TV Câmara, Rádio Câmara e Agência Câmara. Gerencia a edição e publicação de notícias e produtos audiovisuais para divulgação nas plataformas de comunicação e nas mídias digitais. É responsável ainda pela parte da Câmara no programa A Voz do Brasil.

Coordenação de Cerimonial, Eventos e Cultura (Cocec)
Coordena os eventos institucionais da Câmara, orienta o cumprimento das normas de cerimonial e protocolo, e faz a gestão dos pedidos de eventos e da utilização dos espaços. Dá apoio às sessões solenes e às comissões gerais, no Plenário. É responsável por projetos de turismo cívico na Câmara, pelo atendimento presencial ao público e visitação. Gerencia ainda o Centro Cultural, com realização de exposições e outros eventos culturais, e o acervo museológico.

Coordenação de Transmissão em Tempo Real (Cotra)
Gerencia as transmissões ao vivo na TV Câmara e no canal da Câmara no YouTube. Coordena as entradas ao vivo dos repórteres na programação da TV Câmara e a produção de conteúdos informativos inseridos durante as transmissões ao vivo. É responsável ainda pela grade de programação da TV Câmara.

 

As atribuições da Direx estão definidas no Ato da Mesa nº 192 de 2021.