Atribuições

A Diretoria de Recursos Humanos planeja, coordena e controla as atividades relacionadas à gestão de pessoas da Câmara e zela pelo cumprimento das diretrizes e programas da política de pessoal.  

É composta pelas seguintes áreas:

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento
Planeja e executa as atividades de formação e capacitação relacionadas à educação legislativa, além do recrutamento e a seleção de pessoas na Câmara dos Deputados.

Por intermédio de cursos de pós-graduação, cursos técnicos, educação a distância, palestras, pesquisas, estágios, o Centro oferece aos servidores oportunidades de atualização de competências profissionais; e aos cidadãos, instrumentos de compreensão das funções do Poder Legislativo e de sua interação com a sociedade.

Acesse os cursos e programas educacionais da Câmara

Departamento de Atenção à Saúde
Destina-se ao atendimento médico dos parlamentares, servidores ativos, inativos e respectivos dependentes legais. Realiza atendimento emergencial e ambulatorial em diversas especialidades.

Além disso, possui o Serviço de Perícias Médicas, que engloba o Programa de Saúde do Trabalho, cujas atividades abrangem medicina e enfermagem, ergonomia, inspeção de áreas insalubres, exames periódicos e atividades preventivas.

Também contempla a Secretaria executiva do Programa de Assistência à Saúde (Pró-Saúde). Este programa proporciona assistência médica complementar aos servidores e deputados e a seus dependentes de forma opcional e sem fins lucrativos. O Pró-Saúde presta assistência em todo o território nacional por meio da rede credenciada da Caixa Econômica Federal, com a qual a Câmara dos Deputados mantém convênio.


Departamento de Pessoal
Emite normas, planeja, coordena, orienta e controla as atividades relacionadas à gestão de pessoal.


Suas atribuições estão definidas no Ato da Mesa nº 136 de 2014.