Cerimônia de Posse

Os deputados eleitos para a 57ª legislatura da Câmara dos Deputados serão empossados no dia 1º de fevereiro de 2023, quarta-feira, em horário a ser divulgado oportunamente.

Cada parlamentar poderá indicar, no período de 9 a 27 de janeiro, até quatro convidados para a posse, por meio do sistema Gabinete Digital. No momento da indicação, devem ser informados os seguintes dados do convidado: nome completo, CPF e e-mail para recebimento do convite.

No dia da posse, cada convidado deverá apresentar convite e documento de identidade com foto para receber holograma de acesso aos locais definidos para o acompanhamento da solenidade: Salão Negro, Auditório Nereu Ramos e plenários das comissões.

O número de convites é limitado pela disponibilidade dos espaços, pelas restrições regimentais de acesso à Casa e pelas recomendações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Será disponibilizado apenas um convite impresso de titularidade do parlamentar eleito, cuja entrega será realizada a partir do dia 18 de janeiro no estande de atendimento aos deputados, localizado no Anexo IV, térreo. A retirada poderá ser feita: 

parlamentares reeleitos: por pessoa autorizada por correspondência eletrônica enviada pelo e-mail institucional do deputado (dep.nome@camara.leg.br) para o endereço eventos@camara.leg.br
novos parlamentares: por pessoa autorizada por correspondência eletrônica enviada pelo e-mail informado no cadastro parlamentar para o endereço atendimentoaparlamentares@camara.leg.br

Nos dois últimos casos, a pessoa autorizada a buscar o convite deve trazer seu próprio documento com foto. O horário de atendimento para a entrega dos convites será das 9h às 18h.

Por força regimental, só poderão entrar no Plenário Ulysses Guimarães deputados federais eleitos, senadores, chefes de Poderes, chefes de Estado e autoridades do primeiro escalão dos Três Poderes.

Núcleo de Soluções Integradas – Atendimento a Parlamentares
Edifício Anexo IV, térreo, Deapa
(61) 3216-2506, 3216-2507, 3216-2508 e 3216-2509

Dicas de protocolo

Traje
- Segundo o artigo 272 do Regimento Interno e o Ato da Mesa nº 63/1980, o traje indicado para os homens é o passeio completo (calça, camisa, paletó e gravata).
- Indica-se para as mulheres o uso de tailleur (blazer e saia) ou vestidos e sapatos sociais.
- Trajes típicos regionais são aceitos, desde que atendam às normas do decoro parlamentar.
- Não é permitido o uso de jeans, tênis ou chinelos.

Informações úteis
- Durante a época do ano em que ocorre a cerimônia de posse, a temperatura em Brasília costuma ser alta. Recomenda-se o uso de roupas leves.