Revolução Constitucionalista do Porto

Imagem/Revolução do PortoEm 1820, iniciou-se no Porto, segunda maior cidade potuguesa, uma revolta que exigia a volta do rei a Portugal e a formação de uma Assembleia Constituinte. Com receio de perder o trono português, Dom João VI retornou a Lisboa, deixando seu filho Dom Pedro I no governo do Brasil. O desenrolar do fato histórico abriu caminho para a independência do País, dois anos depois, e é esse evento o escolhido pela Câmara dos Deputados para celebrar em 2020.

Como parte dos festejos, no dia 4 de setembro, a Comissão Curadora do Bicentenário da Independência realizou um ato solene, na Câmara, quando foi lançado o selo comemorativo “Brasil, 200 anos de independência”. A emissão é a quarta de uma série de seis, resultado de parceria entre os Correios e a Câmara dos Deputados, que se iniciou em 2017 e se estenderá até 2022.

Durante o evento, também foi divulgado o lançamento de um livro, em outubro, organizado por servidores da Câmara dos Deputados, que vai apresentar as circunstâncias que levaram à independência do Brasil, abordando o constitucionalismo e o fim do absolutismo régio.