Livro lembra os 200 anos da revolução

O Constitucionalismo e o Fim do Absolutismo Régio é o título da recente publicação da Edições Câmara. Escrito no âmbito dos festejos do bicentenário da Independência do Brasil, que vem sendo lembrado pela Câmara dos Deputados, o livro revisita os 200 anos da Revolução Constitucionalista do Porto de 1820.

Ainda que ocorrido na Europa, o evento foi de fundamental importância para a completa independência do Brasil, pois teve como objetivo forçar a volta de D. João VI a Lisboa e convocar as Cortes-Gerais para escrever uma Carta Constitucional ao Reino Unido.

A obra se divide em duas partes. A primeira expõe as atribulações pelas quais Portugal passou naqueles primeiros anos do século XIX e que desaguaram na Revolução Constitucionalista. A segunda parte reúne ensaios que analisam o impacto das ideias constitucionalistas na ordem social ocidental e, mais especificamente, no Brasil.

O livro, organizado pelo consultor legislativo José Theodoro Mascarenhas Menck, busca preencher uma importante lacuna na historiografia brasileira sobre a independência do Brasil. É indicada para professores, educadores, estudantes e todas as pessoas interessadas na história do país.

A publicação está disponível em versão digital e pode ser baixada gratuitamente na Livraria da Câmara.