Exposição

Exposição na Câmara dá continuidade às comemorações dos 200 anos de retorno de José Bonifácio ao Brasil

A Câmara abre no dia 19 de agosto exposição sobre José Bonifácio de Andrada e Silva no corredor de acesso ao Plenário. A mostra de imagens e textos, organizada pelo Centro Cultural da Câmara, faz parte as comemorações pelos 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada ao Brasil. Para lembrar a data, uma série de atividades vêm sendo realizadas desde o início do ano, como lançamento de publicações, sessões solenes e concursos de desenho e de redação sobre o tema.

A programação faz parte das ações promovidas pela Câmara para lembrar os 200 anos de independência do Brasil (1822-2022) e fatos importantes que antecederam a data. As celebrações começaram em 2017, com homenagens pelos 200 anos da chegada da imperatriz Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, ao Brasil; e, em 2018, pelos dois séculos da aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Homenagem
A Câmara também vai inaugurar no dia 21 de agosto busto em homenagem a José Bonifácio, que será instalado no topo das escadas rolantes de acesso ao anexo IV. O evento será realizado, logo após sessão solene em homenagem ao Dia do Historiador, quando será assinado acordo de cooperação entre a Câmara dos Deputados e Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e promover ações de valorização do livro e da cultura; e serão lançadas publicações sobre Joaquim Nabuco. Os participantes também serão convidados a visitar a exposição no corredor do Plenário.

Concurso
O Plenarinho – o portal infanto-juvenil da Câmara, também está promovendo concursos de desenho e de redação com o tema “José Bonifácio: um homem da política e da ciência”, destinado a estudantes dos ensinos fundamental e médio. O período de inscrição já foi encerrado e os vencedores devem ser anunciados em setembro.

Serviço

Evento: Exposição  de imagens e textos sobre José Bonifácio de Andrada e Silva
Período: 19 de agosto a 4 de setembro
Visitação: de segunda à sexta das 9 às 17 horas
Local: corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães