Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente

A Câmara dos Deputados criou há mais de 20 anos o Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente — Pró-Adolescente, cuja essência  é a inclusão social de jovens por meio da educação pelo trabalho.

Um contrato é celebrado entre a Câmara dos Deputados e uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo seja proporcionar ao adolescente educação profissional. O Pró-Adolescente conta com centenas de jovens, que trabalham de segunda à sexta-feira, com jornada de trabalho de 4 horas. Os adolescentes recebem um salário mínimo, vale-transporte e vale-alimentação.

Para ingressar no Pró-Adolescente, o jovem deve ter entre 15 e 16 anos e preencher os seguintes requisitos:

  • Residir no Distrito Federal;
  • estar matriculado em escola pública ou ser bolsista de escola particular;
  • frequentar a partir do 8° ano do Ensino Fundamental regular; e
  • possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1/2 salário mínimo.
 
O adolescente aprendiz admitido no programa desenvolve qualificação em diversas atividades, sendo oferecida capacitação nas áreas de atendimento ao público presencial e telefônico, noções de informática, noções de secretariado, noções de cidadania e mercado de trabalho, técnicas de recepção, arquivamento e protocolo. O adolescente ainda pode desfrutar de conhecimento das responsabilidades orgânicas de uma grande Instituição e principalmente do acompanhamento in loco do Processo Legislativo Brasileiro.
 

O Programa Pró-Adolescente foi premiado em 1º lugar na categoria Pessoa Jurídica — Projetos Sociais, Edição 2006, do Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.