Trabalho, Previdência e Assistência

Relator diz que aposentadoria rural é um 'dilema' que precisa ser resolvido

22/03/2017 - 17:01  

Assista ao vivo

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), disse que a questão da aposentadoria no meio rural é um dilema que precisa ser resolvido.

O governo propõe que o produtor rural contribua periodicamente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com uma alíquota ainda não definida.

Hoje, a contribuição é sobre o que for comercializado, mas o trabalhador pode se aposentar mesmo sem ter contribuído. Basta comprovar 15 anos de trabalho no meio rural.

Para Arthur Maia, é importante mudar esse sistema para acabar com as fraudes. O relator afirmou que o IBGE já apontou que existem mais aposentados rurais do que pessoas vivendo no campo.

“Precisamos individualizar a cobrança do trabalhador para que haja o mínimo controle”, disse Maia. “Quando sempre para ele fazer uma contribuição, é no sentido de que haja cadastramento.”

Ele não se comprometeu com uma mudança específica, mas defendeu que deve haver alguma alteração no modelo atual. Maia disse ainda que o trabalhador rural que também é segurado especial (basicamente o que trabalha em regime de economia familiar) deve ser visto em sua especificidade.

Neste momento, a comissão começa a ouvir os deputados que participam da audiência pública de hoje. Existem 30 parlamentares escritos.

A audiência continua no plenário 2.

Mais informações a seguir

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.