Saúde

Projeto regulamenta atividade de protesista/ortesista

05/08/2005 - 10:23  

A profissão de protesista/ortesista será regulamentada se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 5635/05, do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS). O texto estabelece que os profissionais dessas áreas devem estar habilitados para confeccionar próteses e moldes de gesso, além de palmilhas e calçados ortopédicos, tudo com prescrição e acompanhamento médico.
O projeto determina ainda que protesistas/ortesistas tenham cursos de habilitação, com aulas de anatomia, fisiologia, patologia, biomecânica e psicologia. Lorenzoni lembra que a atividade de protesista/ortesista só é regulamentada por uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que dificulta o exercício da profissão. Para ele, somente uma lei federal pode resguardar os direitos desses profissionais e definir sua área de atuação.

Tramnitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5635/2005

Íntegra da proposta