Saúde

Comissão discute distribuição de vacina contra a dengue

11/04/2017 - 08:19  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública, nesta terça-feira (11), para discutir a comercialização e a distribuição da vacina contra a dengue.

O debate é uma iniciativa do deputado Alexandre Serfiotis (PMDB-RJ). Ele afirma que a vacina tem sido pouco ofertada, embora tenha sido registrada em dezembro de 2015 na Anvisa e liberada para comercialização pelo Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). “No ano passado, 629 morreram em virtude da dengue em todo o País”, lembra Serfiotis.

De acordo com o fabricante (Laboratório Sanofi Pasteur), o imunizante contra a doença previne em média oito de cada dez internações.

O presidente da comissão, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), destaca que, além da prevenção por meio da vacina, é preciso evitar a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e de outras doenças. “Temos de ter muito cuidado com o nosso lixo urbano. Os ovos do Aedes aegypti se reproduzem nas águas paradas”, ressalta.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- a representante do Ministério da Saúde Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato;
- a representante da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) Daniela Marreco Cerqueira
- a diretora da Sanofi Pasteur-Brasil, Sheila Homsani, e
- representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A reunião será realizada no plenário 7, a partir das 9h30.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.