Saúde

CPI dos Maus Tratos de Animais debate controle de zoonoses e leishmaniose

22/09/2015 - 09:45  

A CPI dos Maus-Tratos de Animais promove hoje uma audiência pública para debater dois temas.

O primeiro item, solicitado pelo presidente da comissão, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), será a destinação de recursos para o controle populacional de animais e combate às zoonoses. Inicialmente, Izar pediu a convocação do ministro da Saúde, Arthur Chioro. O titular da pasta será representado pelo secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Antonio Carlos Figueiredo Nardi.

Segundo o deputado, 75% das doenças infecciosas emergentes no mundo estavam vinculadas às zoonoses, em 2010. Como a saúde humana e a saúde animal estão interligadas, o contato entre a população humana e os animais domésticos e silvestres facilitou a disseminação dessas doenças.

Ricardo Izar argumenta que muitos municípios não vêm recebendo do governo federal os recursos destinados à prevenção e à proteção de zoonoses, embora esta seja uma questão de saúde pública.

“Nesses casos, a obrigação acaba recaindo sobre organizações não governamentais e associações de proteção animal, que tentam suprir a omissão do Poder Público”, explica.

Leishmaniose
A criação da Política Nacional de Vacinação Contra a Leishmaniose Animal, prevista no Projeto de Lei 1738/11, será o tema do segundo debate do dia. A discussão foi solicitada pelo deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), autor do projeto.

Preocupado com a captura e a matança de cães abandonados na cidade de Campo Grande (MS) e outras regiões do País, o parlamentar propôs discutir esses problemas com os deputados Mandetta (DEM-MS), que já foi secretário municipal de Saúde na capital sul-mato-grossense, e Odorico Monteiro (PT-CE), ex-secretário de Saúde de Fortaleza (2005-2008).

A audiência ocorre às 14h, no plenário 9.

Da Redação - AR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta