Saúde

Relançada Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica

Piso salarial nacional para farmacêuticos e presença obrigatória desses profissionais no SUS estão entre as prioridades do grupo

15/04/2015 - 14:58  

Foi relançada nesta quarta-feira (15), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica. Um dos objetivos do grupo é fazer cumprir Lei 13.021/14, que a regulamenta a atividade dos farmacêuticos em drogarias.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Café da Manhã/Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) para consolidação da assistência farmacêutica como direito do povo brasileiro, assuntos de interesse da profissão e lançamento do caderno de subsídios para o 8º Congresso Fenafar. Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA)
Alice Portugal; frente quer consolidar assistência farmacêutica como direito de todos os brasileiros

“Que essa lei venha efetivamente mudar a feição das farmácias de simples comércio a um estabelecimento onde, não o cliente, mas o paciente seja orientado sobre como usar racionalmente o medicamento”, disse a coordenadora da frente, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Segundo ela, a ideia é diminuir a automedicação do País.

Outra prioridade, de acordo com a deputada, é lutar pelo direito de o farmacêutico ter um piso salarial nacional (PL 5359/09).

SUS
Conforme o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter João, a frente também deve articular com a Comissão de Finanças e Tributação a aprovação do projeto (PL 4135/12) que torna obrigatória a assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde.

"É inconcebível se admitir que o SUS possa funcionar, principalmente no que se refere a assistência farmacêutica, sem a presença de profissional farmacêutico", afirmou Walter João.

O relator da proposta é o deputado Junior Marreca (PEN-MA).

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre