Saúde

Congresso é iluminado em homenagem ao Dia de Conscientização da Epilepsia

26/03/2015 - 21:04  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional iluminado de roxo - Purple Day - Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia
Palácio do Congresso Nacional iluminado de roxo - Purple Day - Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia.

Nesta quinta-feira (26), o Congresso Nacional está iluminado na cor roxa por ocasião do Purple Day – Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. A data marca um esforço internacional para aumentar o conhecimento sobre a doença e reduzir o preconceito.

Todo dia 26 de março, pessoas do mundo inteiro são convidadas a vestir uma peça na cor roxa, como símbolo de apoio à causa. Diversos países, de todos os continentes, já participaram de edições anteriores do Purple Day.

A iluminação de monumentos busca impactar e mobilizar um grande número de pessoas em prol da causa – portadores da doença e seus familiares, profissionais de saúde e de educação, estudantes e demais cidadãos, na luta pelos direitos à inclusão social, profissional e econômica dos epilépticos.

História
Em 2008, a canadense Cassidy Megan, motivada por seus desafios frente à epilepsia, idealizou o Purple Day. O objetivo era promover o debate sobre o tema, buscando desfazer mitos, além de lembrar aos portadores que eles não estão sós. A Epilepsy Association of Nova Scotia juntou-se a Cassidy para ajudá-la a desenvolver a sua ideia, que culminou na atual campanha.

Em 2009, a Anita Kaufmann Foudation, localizada em Nova York, e a Epilepsy Association of Nova Scotia juntaram forças para lançar o Purple Day internacionalmente. Como patrocinadores da iniciativa, ambas as organizações estão comprometidas a difundir a campanha ao redor do mundo. Seus esforços propiciaram o envolvimento de várias entidades, escolas, empresas, políticos e celebridades.

Iniciativa
O ato de iluminação do Congresso Nacional foi proposto pela agência de comunicação Grupo Máquina, em parceria com a Epibrasil - Federação Brasileira de Associações de Pessoas com Epilepsia, uma organização de sociedade civil de interesse público (Oscip). Os prédios do Congresso permanecerão iluminados de roxo até sexta-feira (27).

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.