Saúde

Comissão aprova expansão de atividades do Outubro Rosa para todo o País

Movimento alerta a população para a importância da prevenção do câncer de mama, o mais comum em mulheres. Atividades já são realizadas em vários municípios brasileiros

10/11/2014 - 11:16  

A Comissão Seguridade Social e Família aprovou na última quarta-feira (5) o Projeto de Lei 6621/13, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que estende para todo o País as atividades do chamado Outubro Rosa.

O movimento é realizado no mundo inteiro para alertar a população para a importância da prevenção do câncer de mama, o mais comum em mulheres em todo o mundo e que causa mais mortes na população feminina. Em Brasília, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo e se ilumina de rosa durante todo esse mês. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Brizza Cavalcante
Geraldo Resende
Resende: quanto antes as mulheres estiverem informadas, mais cedo buscarão assistência.

Conforme a proposta, os gestores públicos deverão desenvolver, em outubro, a seu critério, as seguintes atividades para a conscientização sobre o câncer de mama, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; e realização de eventos.

O parecer do relator, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), foi favorável à proposta. “Quanto mais a população feminina brasileira estiver informada sobre o câncer de mama, mais cedo procurará assistência médica em caso de suspeita e, se for necessária intervenção terapêutica, melhores serão seus resultados”, afirmou.

Tramitação
A proposta será analisada agora em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta