Saúde

Comissão discute obrigatoriedade de adição de cálcio em bebidas com soja

11/06/2013 - 09:55  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública hoje para esclarecer aspectos do Projeto de Lei (PL) 5210/09, que torna obrigatório o enriquecimento com cálcio de bebidas à base de soja. A audiência também tratará do papel da soja transgênica na saúde.

O evento foi solicitado pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). Ele ressalta que o consumo da soja no País tem crescido a cada dia e, em suas mais diversas apresentações, foi incorporada à dieta de milhões de brasileiros. “Destacam-se, entre os produtos, os sucos à base de soja, que têm substituído, muitas vezes por recomendação de médicos e nutricionistas, os refrigerantes e principalmente o leite”, afirma.

Segundo o parlamentar, passa-se, assim, a ideia para o consumidor de que as bebidas à base de soja são mais saudáveis e nutritivas. “Contudo, em vários estudos realizados sobre tais produtos, verificou-se que estão muito aquém do desejado nutricionalmente.”

Ele cita um estudo realizado pela Pro Teste Associação de Consumidores, que analisou nove marcas de bebidas à base de soja e concluiu que elas não substituem o leite e não suprem as necessidades de cálcio e proteína.

Apesar de não ter encontrado problemas graves quanto à higiene e rotulagem ou ao uso de conservantes em excesso, a Pro Teste constatou que a maioria das marcas não tem elevado teor de frutas e níveis satisfatórios de cálcio, proteína e outros nutrientes.

Comprovação técnica
De acordo com o deputado, a possibilidade técnica de se adicionar cálcio já está por demais comprovada. “Como exemplo, pode-se destacar que a Embrapa já desenvolveu tecnologia que criou o processo de obtenção de extrato de soja flavorizado e enriquecido com cálcio, que já está em linha de produção”, diz ele.

Dessa forma, acrescenta, “diante da evidente necessidade de se enriquecer as bebidas à base de soja e da possibilidade técnica de se realizar tal feito, torna-se indispensável oferecer um instrumento legal que obrigue as empresas a adicionar cálcio a estes produtos”.

Dr. Ubiali informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deverá definir os demais componentes obrigatórios para as bebidas à base de soja, “visando a assegurar seu teor nutritivo e tornar seu paladar mais aceitável, permitindo, assim, constituir-se em um efetivo substituto do leite”.

Convidados
Foram convidados para discutir um tema com os deputados:
- o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Mauricio Antonio Lopes;
- o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco;
- o diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano; e
- a especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Daniela Sanches Frozi.

A audiência ocorrerá no Plenário 4, a partir das 14h30.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5210/2009

Íntegra da proposta