Saúde

UTIs públicas e privadas podem ter câmeras de segurança

27/02/2013 - 12:26  

Arquivo/ Leonardo Prado
Onofre Santo Agostini
Agostini: gravação para proteger os pacientes e garantir a qualidade dos serviços prestados.

A Câmara analisa proposta que obriga hospitais públicos e particulares a instalar câmeras de segurança em suas unidades de terapia intensiva (UTIs). A medida está prevista no Projeto de Lei 5022/13, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC).

O deputado explicou que a proposta visa a preservar os pacientes “da prática de desrespeito e agressividade de alguns enfermeiros, médicos e auxiliares de saúde com pacientes de UTIs”. Santo Agostini lembrou o caso recente em que uma equipe do Hospital Evangélico de Curitiba é suspeita de provocar a morte de pacientes com o objetivo de liberar leitos para outros doentes. Cinco pessoas já foram presas em razão das denúncias, mas os acusados negam qualquer crime.

De acordo com o PL 5022/13, as imagens gravadas nas UTIs poderão ser requisitadas pela justiça ou pelos familiares dos pacientes. “Se uma simples reclamação de consumidor por telefone pode ser gravada e solicitada, porque não existir uma ferramenta para proteger os pacientes e dar mais qualidade aos serviços públicos de saúde?”, questionou o deputado.

Tramitação
O projeto ainda será distribuído às comissões permanentes da Câmara.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5022/2013

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre