Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Câmara Notícias > Saúde > Projeto obriga restaurantes a contratar nutricionistas
19/10/2012 - 10h25

Projeto obriga restaurantes a contratar nutricionistas

Luiz Cruvinel
Assis Melo
Assis Melo alerta para aumento da população com sobrepeso ou obesidade.

O Projeto de Lei 4300/12, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), obriga estabelecimentos que forneçam mais de 50 refeições por dia a contratar nutricionista. A obrigatoriedade vale para estabelecimentos comerciais e não comercias.

Pelo texto, o nutricionista deverá planejar, supervisionar e avaliar o preparo dos alimentos, assim como coordenar a seleção dos produtos utilizados, sua manipulação e preparo. Terá ainda como atribuição promover a educação alimentar dos usuários do estabelecimento.

Assis Melo argumenta que a população brasileira “está adquirindo sobrepeso ou se tornando obesa em uma velocidade preocupante”. O parlamentar cita estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo o qual, na população economicamente ativa do País com mais de 20 anos, o índice de pessoas com sobrepeso ou obesidade saltou de 36,7% em 1975 para 64,9% em 2009.

Na opinião do parlamentar, grande parte do problema decorre da mudança dos hábitos alimentares no Brasil. “Seguindo tendência mundial, o brasileiro vem experimentando mudanças de hábitos com prejuízos à qualidade da alimentação tanto em casa quanto na rua”, sustenta.

Ele acrescenta que grande parte da população faz pelo menos uma refeição fora de casa diariamente. Portanto, segundo Assis Melo, melhorar a qualidade dessa alimentação pode garantir pelo menos uma refeição saudável por dia.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Lúcia | 25/10/2012 - 08h48
Os restaurantes precisam de muita supervisão, e não é só em um ou dois dias da semana, como acontece em alguns... Tem que ter, diariamente, um profissional capacitado "pegando no pé" dos funcionários e orientando os comensais.
eliza conceição | 24/10/2012 - 07h18
Temos direito de alimentar bem, comendo alimentos supervisionados por proffissional preparado, não deixando de ter a supervisão de órgãos públicos.
osmir | 23/10/2012 - 10h13
este deputado esta de brincadeira , em um restaurante self service, ele vai ficar ao lado do cliente indicando o que ele deve comer ? ou vai oferecer um prato de alface com cebolas e obriga-lo a comer? devemos sim aumentar a fiscalização da anvisa para verificar validade , conservação e manipulação de alimentos , o resto é demagogia
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal