Relações exteriores

Comissão rejeita proposta que reduz limite da área de fronteira do País

13/07/2018 - 12:50  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC). Dep. Alexandre Leite (DEM-SP)
Leite: recomendou a rejeição da proposta pois envolve questões de defesa nacional, de segurança pública, ambientais e fundiárias

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional rejeitou na quarta-feira (11) proposta que pretendia alterar os limites da área de fronteira do País, conforme a densidade demográfica e o desenvolvimento econômico e social da região. O texto rejeitado é o do Projeto de Lei 2275/07, do ex-deputado Matteo Chiarelli. A proposta será arquivada, a menos que haja recurso ao Plenário.

Atualmente, a faixa de fronteira é de 150 quilômetros em toda a extensão do País. O projeto alterava essa faixa para 50, 100 ou mantinha os 150 quilômetros segundo características da região.

Relator no colegiado, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) apresentou parecer pela rejeição após receber notas técnicas do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

O Exército afirma ser contrário à matéria pelo fato de ela impor “sérias dificuldades à operacionalização da defesa territorial”. De acordo com a nota, a legislação vigente não impede “atividades comerciais no arco fronteiriço do Brasil com os países limítrofes”. Esse era um dos argumentos do autor para propor a alteração. “A extensão da faixa de fronteira, definida durante o período militar, prejudica o princípio da liberdade de circulação e processo de integração”, defendia Chiarelli.

A Marinha do Brasil também se manifestou contra o projeto, argumentando que ele limita a atuação da Força em áreas de segurança nacional, impedindo, por exemplo, a repressão a delitos fronteiriços.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta