Relações exteriores

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Imigração Chinesa

12/12/2017 - 18:27  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre os aspectos relacionados ao Regime Geral da Previdência Social. Dep. Darcísio Perondi (PMDB - RS)
Darcísio Perond, relator na CCJi

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 8212/17, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), que institui no calendário brasileiro o Dia Nacional da Imigração Chinesa.

Pela proposta, a data será celebrada anualmente em 15 de agosto, em referência ao dia oficial da chegada de chineses ao Brasil, em 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para mais tarde se estabelecer em São Paulo em busca de empregos e oportunidades.

O relator na CCJ, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), recomendou a aprovação. Como a proposta tramitava em caráter conclusivo, está aprovada pela Câmara e deve ser enviada para revisão do Senado.

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Fausto Pinato (PP-SP)
Fausto Pinato, autor da proposta

Justiça
“É justo e oportuno que a memória e a história da imigração chinesa seja reconhecida nacionalmente. Primeiro, porque celebra a amizade entre os dois países, segundo por homenagear e reconhecer a contribuição dos chineses ao Brasil ao longo de mais de dois séculos”, disse o Fausto Pinato.

Coordenador na Câmara a Frente Parlamentar Brasil-China, Pinato explicou que a imigração chinesa já ocorria mesmo antes de 1900, mas aquela viagem oficial marcou um momento importante para a comunidade sino-brasileira.

Durante solenidade na Câmara em agosto, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, destacou que os países já possuem 43 anos de relações diplomáticas. Segundo ele, mais de 300 mil imigrantes chineses hoje no Brasil.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8212/2017

Íntegra da proposta