Relações exteriores

Solenidade na Câmara homenageia o Dia da Imigração Chinesa no Brasil

Projeto de lei quer definir o Dia Nacional da Imigração Chinesa em 15 de agosto. Os países já possuem 43 anos de relações diplomáticas

15/08/2017 - 19:05   •   Atualizado em 12/12/2017 - 18:43

Divulgação
embaixador Li Jinzhang em homenagem ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil
O embaixador Li Jinzhang
Divulgação
Deputado Fausto Pinato em homenagem ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil
O deputado Fausto Pinato

A Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (15), em sessão solene, o Dia da Imigração Chinesa no Brasil.

A homenagem foi solicitada pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP), que elogiou os caminhos tomados pelo país asiático para se reinventar.

“A visão, a organização e a obsessão dos chineses pelo futuro nos fazem imaginar que estão prontos para assumir o título de melhor economia do mundo”, afirmou.

Fausto Pinato também citou a importância do comércio entre os dois países. “A China é um grande parceiro comercial do Brasil. Além disso, teve relevante contribuição ao desenvolvimento da nação brasileira”, disse o deputado.

Durante a sessão solene, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, agradeceu a dedicação, o apoio e a amizade entre os dois povos e citou que os países já possuem 43 anos de relações diplomáticas.

Li Jinzhang também lembrou dos primeiros imigrantes chineses no País. “Há 200 anos, os primeiros agricultores de chá ultrapassaram montanhas e rios para chegar ao Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, já existem mais de 300 mil imigrantes”, disse.

Projeto de lei
Durante a solenidade, o deputado Fausto Pinato apresentou o Projeto de Lei 8212/17, de sua autoria, que comemora oficialmente o Dia Nacional da Imigração Chinesa, em 15 de agosto.

“A data é um grande reconhecimento para toda a comunidade chinesa que ajudou e ajuda, todos os dias, a construir a história do nosso país”, completou Pinato, que é o coordenador na Câmara da Frente Parlamentar Brasil-China.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta