Política e Administração Pública

Baixo quórum impede votações em Plenário nesta segunda-feira

02/06/2014 - 20:54  

A falta de quórum inviabilizou o esforço concentrado previsto para esta segunda-feira (2) no Plenário da Câmara dos Deputados. Estava prevista a votação da PEC dos Cartórios (471/05) e dos destaques ao Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). A sessão começou às 18 horas, mas o número mínimo para iniciar a Ordem do Dia, 257 deputados, só foi atingido por volta das 20h30, quando o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, já tinha desistido de iniciar qualquer votação.

Mesmo assim, faltaram deputados suficientes para votar o primeiro item da pauta, a proposta de emenda à Constituição que efetiva donos de cartórios. Para essa votação, seriam necessários pelo menos 400 deputados em Plenário.

“Mesmo que se chegue ao quórum, aos trancos e barrancos, infelizmente não vou colocar a PEC ou o plano de educação em votação com esse quórum”, disse o presidente da Câmara, pouco antes de cancelar as votações.

Os líderes marcaram uma reunião às 10 horas desta terça-feira para definir a pauta de votações da semana. A intenção é fazer um esforço concentrado para votar várias propostas antes do início da Copa do Mundo. A sessão desta terça-feira está marcada para as 14 horas.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 471/2005

Íntegra da proposta