Meio ambiente e energia

Lideranças indígenas participam de seminário sobre mudanças climáticas

03/10/2017 - 08:30  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove hoje o seminário “Percepções e experiências dos Povos Indígenas no Contexto das Mudanças Climáticas”. O objetivo é buscar a experiência dos povos indígenas com preservação ambiental. O evento vai reunir lideranças Yanomami, Krenak, Baniwa, Bororo, Wajãpi, Kaxinawa, Apinajé, Taurepang, entre outras.

O presidente da comissão e autor do requerimento para o debate, deputado Nilto Tatto (PT-SP), avalia que a relação especial dos índios com a natureza tem muito a contribuir com a meta assumida pelo Brasil de zerar o desmatamento até 2030. Tatto também quer colher subsídios para a delegação brasileira que participará da COP 23, a nova conferência internacional do clima, prevista para novembro, em Bonn, na Alemanha.

"É uma oportunidade ímpar de levar para a Câmara as percepções de vários povos indígenas do Brasil sobre todo esse debate das mudanças climáticas, partindo do pressuposto de que eles são o principal parceiro da conservação das florestas no Brasil. Só 3% das terras indígenas têm desmatamento, menos até do que em unidades de conservação e o desmatamento é um dos principais fatores de emissão dos gases do efeito estufa", afirmou.

Entre os convidados do seminário, estão os líderes Davi Kopenawa, um dos articuladores da demarcação das terras Yanomami, em 1992, e premiado com o Global 500 da ONU; e Ailton Krenak, doutor "Honoris Causa" da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde é professor de artes e ofícios dos saberes tradicionais.

Também foram convidadas para o seminário as entidades: Articulação dos Povos Indígenas, Comitê Indígena de Mudanças Climáticas, Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro.

O seminário ocorre às 9 horas, no plenário 2. Confira a programação completa aqui. O evento será interativo pelo e-Democracia.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.