Meio ambiente e energia

Câmara aprova título de “Capital Nacional dos Botos Pescadores” para município catarinense

09/11/2015 - 17:44  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6526/13, do deputado Esperidião Amin (PP-SC), que confere o título de “Capital Nacional dos Botos (Golfinhos) Pescadores” à cidade de Laguna, em Santa Catarina. A proposta seguirá para apreciação do Senado.

O parecer do relator, deputado Décio Lima (PT-SC), foi favorável à proposta e à emenda da Comissão de Cultura, com subemenda. O projeto original nomeava a cidade "Capital Nacional dos Golfinhos". Já a emenda da Comissão de Cultura complementava o título, nomeando Laguna “Capital Nacional dos Golfinhos Pescadores”. Na subemenda, o relator na CCJ acrescentou o termo “Botos” – “que é como o mamífero em causa é mais conhecido naquela região”, explicou Lima.

Espiridião Amin ressaltou que o município de Laguna destaca-se, no Brasil e no mundo, pela ocorrência da pesca cooperativa de tainha com os golfinhos Tursiops truncatus – conhecidos como nariz-de-garrafa. “Os golfinhos ‘empurram’ os peixes em direção à margem da barra, favorecendo a captura com as tarrafas, enquanto os que escapam são fisgados pelos próprios golfinhos”, explicou. “Quando os golfinhos dão o sinal, os pescadores lançam as tarrafas, em um espetáculo encantador. Os pescadores chegam a capturar mais de 80 tainhas de uma só vez”, completou.

Para o autor do projeto, a “cumplicidade” entre os golfinhos e os pescadores de Laguna precisa ser divulgada em todo o País, como demonstração dos benefícios da interação harmoniosa entre o homem e a natureza.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6526/2013

Íntegra da proposta