Meio ambiente e energia

Comissão autoriza aproveitamento de recursos para construção de hidrovia do Rio Paraguai

10/08/2015 - 15:59  

Reprodução/TV Câmara
Dep. Nilson Leitão
Nilson Leitão: "A hidrovia do Paraguai é uma das mais viáveis do País, segundo a Universidade Federal do Paraná"

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 118/15, do deputado Adilton Sachetti (PSB-MT), que autoriza a construção e o aprimoramento da hidrovia do Rio Paraguai, entre a foz do rio Apa (MS) e a cidade de Cáceres (MT).

O projeto determina a realização prévia de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental como requisito para o aproveitamento dos recursos hídricos. Depois de aprovados pelos órgãos competentes, os estudos permitirão ao governo implantar as obras necessárias à adequada navegação na hidrovia do Rio Paraguai – dragagens, sinalização, balizamento ou outro serviço destinado a garantir a manutenção das condições de navegabilidade e a segurança da navegação existente.

A aprovação de projeto para autorizar as obras no Rio Paraguai é um requisito da Constituição, que obriga a autorização do Congresso para o aproveitamento de recursos hídricos em terras indígenas.

O relator, Dep. Nilson Leitão (PSDB-MT), destacou que a hidrovia do rio Paraguai é das mais viáveis do país segundo técnicos da Universidade Federal do Paraná. A hidrovia movimenta cerca de seis milhões de toneladas de carga atualmente.

“É importante frisar a relevância socioeconômica e ambiental das hidrovias, que, apesar de responsáveis por apenas cerca de 4% do total de cargas transportadas no País, são um modal menos poluente e arriscado do que as rodovias”, defendeu.

Tramitação
Antes de ser votada em Plenário, a proposta ainda precisa ser analisada pelas comissões Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Minas e Energia; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 118/2015

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre