Meio ambiente e energia

Projeto diminui área de reserva extrativista no Pará

27/08/2013 - 21:03  

TV Câmara
Dep. Lira Maia (DEM-PA)2
Lira Maia: objetivo da proposta é permitir a continuidade das atividades de pecuária.

A reserva extrativista Renascer, localizada no município de Prainha (PA), pode perder parte de sua área. Pelo Projeto de Lei 5399/13, do deputado Lira Maia (DEM-PA), cerca de 13 mil hectares serão excluídos da reserva para permitir a continuidade das atividades de pecuária, proibidas em áreas de preservação.

De acordo com Lira Maia, há produtores rurais dentro da reserva, criada em 2009, que se dedicam à pecuária há mais de 70 anos. “Esses produtores estão enfrentando sérias dificuldades para continuar com a criação de gado”, argumenta.

Ainda conforme o autor, o rebanho que hoje se encontra dentro da área preservada é de 40 mil cabeças, o que corresponderia a 60% do total de rezes do município. O autor assegura ainda que a área a ser excluída de reserva não ultrapassa 6% de sua extensão.

Tramitação
Em caráter conclusivo, a proposta foi encaminhada às comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5399/2013

Íntegra da proposta