Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Meio Ambiente > Projeto torna crime uso de pele de animais em eventos de moda
04/05/2011 - 10h40

Projeto torna crime uso de pele de animais em eventos de moda

A Câmara analisa o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna crime o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos, em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.

O projeto acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Para o autor, a criminalização do uso de pele de animais nas passarelas é uma forma de coibir o comércio do produto.

Prado lembra que o comércio de peles já é proibido nos Estados Unidos e na Itália desde 2000. A União Europeia proíbe o comércio de produtos oriundos de pele de cães e gatos.

"O uso de peles verdadeiras enseja a prática de crueldades que causam sofrimento intenso nos animais", afirma. "Existem vários outros produtos que atendem o inverno brasileiro, como o tricô e as peles sintéticas, que são mais leves, mais duráveis e práticas para cuidar", complementa.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

João Marcos Bertoldi | 09/05/2011 - 15h50
Parabéns ao deputado pela iniciativa em desestimular práticas que provocam tanto sofrimento em criaturas indefesas. Ainda mais em um país que se diz cristão e voltado para a compaixão. Há muitodispomos de tecnologia, know-how e materiais para confeccionar festimentas de bom gosto, conforto, mais fácil manutenção e reduzido impacto ambiental. E principalmente, sem utilizar de tamanha crueldade. Todo o nosso apoio ao P.L.
Neusa Del Conte | 05/05/2011 - 19h55
Não vivemos mais na Pré-História e nós humanos nos vangloriamos de sermos "superiores".Então vamos mostrar que somos superiores(embora particularmente não acredito)demonstrando compaixão com seres indefesos.É uma crueldade sem tamanho o que fazem com os animais.Chega de violência e especismo.
Voz Animal | 05/05/2011 - 03h16
OK. Coibir o comércio pq a pele não estará nas passarelas fashion q tanto influenciam a moda Pq não tornar crime de vez o comércio de peles? Os fatos q baseiam sua proibição aki são válidos p/ erradicar de vez um comércio sórdido q custa a vida de 55 milhões de animais x ano Há um grito de socorro inesquecível no olhar de cada animal q perde a vida x causa de sua pele. Basta entrar em contato com isto uma única vez para questionar como é que existe amparo legal para que estes rios de sangue ocultos por trás da moda continuem a correr, colocando em xeque tudo q entendemos por civilidade!
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal