Educação, cultura e esportes

Comissão de Educação debaterá programa de incentivo à docência

15/10/2015 - 10:49  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai discutir hoje o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O programa, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, promove a articulação entre as instituições de ensino superior e escolas de educação básica, com o intuito de formar melhores professores e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede pública.

O debate foi solicitado pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA), que ressalta a importância do Pibid na valorização de professores em formação e no estímulo ao comprometimento político dos futuros professores e da universidade com a escola pública. Segundo o deputado, a aprovação do Plano Nacional de Educação cria condições para a continuidade das ações de governos anteriores, já que a educação requer investimento e tempo para que se processem mudanças significativas.

Pereira argumenta que as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação 2014/20124 (PNE - Lei 13005/14) , como a universalização da educação infantil e a elevação da escolaridade média da população, dependem diretamente da formação de professores, em quantidade e qualidade. “É importante debater a precarização do Pibic, devido ao contingenciamento orçamentário imposto ao MEC pelo ajuste fiscal do governo, comprometendo a implementação do PNE. Caminhamos para a consolidação de uma política nacional de formação de professores”, avalia.

Convidados
Foram convidados para a audiência pública:
- o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Dilvo Ilvo Ristoff;
- o representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luís Carlos de Menezes;
- e a presidente do Fórum Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Alessandra Santos de Assis;
- a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Irene Maurício Cazorla; e
- a representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Irene Cristina de Mello.

A audiência ocorre a partir das 14h30, no plenário 10.

Da Redação - AR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.