Economia

CCJ aprova divulgação quinzenal de informações sobre importações e exportações

13/06/2019 - 13:08  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Lançamento da frente. Dep. Patrus Ananias (PT - MG)
Patrus Ananias: são informações de interesse social que garantem segurança no fornecimento dos dados de comércio exterior

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (13) o Projeto de Lei Complementar 90/11, do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que autoriza órgãos do Executivo a divulgar quinzenalmente dados estatísticos relativos a operações de importação e exportação. Pelo texto, que modifica o Código Tributário Nacional (Lei 5.172/66), a divulgação poderá ocorrer independentemente de autorização judicial.

O relator, deputado Patrus Ananias (PT-MG), recomendou a aprovação do texto. Segundo ele, “por não existir violação da intimidade, da vida privada, da honra, da imagem ou dos dados das pessoas”, a proposta não fere a Constituição. “São informações de interesse social que garantem segurança no fornecimento dos dados de comércio exterior, sendo que a negativa em as prestar pode causar grave lesão à ordem pública”, defendeu.

Pelo texto aprovado, serão divulgados dados individualizados de cada operação de importação ou exportação de produtos. Esse detalhamento permite, por exemplo, acessar informações como nome do importador ou exportador, valor total da operação e quantidade negociada.

O projeto segue agora para a análise do Plenário.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta