Economia

Comissão rejeita inclusão obrigatória da placa do carro na nota de venda de combustível

06/06/2014 - 10:47  

Gustavo Lima
Dep. Dudimar Paxiuba
Paxiuba considera que a medida não terá efeito no recolhimento de tributos de combustíveis.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou, na quarta-feira (4), o Projeto de Lei 1258/11, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que obriga os revendedores de combustíveis a incluir a placa do veículo de cada cliente em todos os cupons e notas fiscais emitidos pelo estabelecimento. De acordo com o texto, o revendedor deverá entregar o cupom ao condutor do veículo mesmo que não tenha sido solicitado.

Segundo o autor, a proposta tem dois objetivos principais: dar à Receita Federal mais um instrumento de controle do comércio varejista de combustíveis; e fornecer aos consumidores a garantia do reconhecimento de seu abastecimento, caso o combustível adquirido seja adulterado.

O relator, deputado Dudimar Paxiuba (Pros-PA), foi contrário à matéria. Segundo ele, a medida não vai produzir efeito no recolhimento de tributos referentes à revenda de combustível, porque esse recolhimento não é feito pelo posto de gasolina. No caso dos derivados de petróleo, esse recolhimento é feito pela Petrobras, e, no caso de álcool combustível, pelas companhias distribuidoras.

“Quanto à qualidade dos combustíveis, deve-se sublinhar que o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) já permite ao consumidor tomar medidas judiciais para ressarcir prejuízos decorrentes do consumo de combustíveis que apresentem vício de qualidade”, complementou.

Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta