Direitos Humanos

Câmara aprova garantia de acompanhamento e orientação à amamentação

08/03/2017 - 19:21  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Café de manhã da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional. Dep. Rosângela Gomes (PRB-RJ)
Rosângela Gomes, a relatora da proposta: iniciativa é importante principalmente para as mulheres que são mãe pela primeira vez

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 3170/15, do deputado Diego Garcia (PHS-PR), que garante o direito a acompanhamento e orientação à mãe com relação à amamentação. A matéria irá ao Senado.

O texto aprovado é uma emenda substitutiva apresentada pela deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

“A iniciativa é importante principalmente para as mulheres que são mãe pela primeira vez”, disse a relatora.

Técnica adequada
Segundo o texto, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, serão obrigados a acompanhar a prática do processo de amamentação, por meio do corpo técnico já existente, e a prestar orientações à mãe quanto à técnica adequada enquanto ela permanecer na unidade hospitalar.

O projeto muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), no qual estão listadas obrigações dos hospitais e maternidades em relação aos direitos do recém-nascido e da mãe.

“É importante que as famílias saibam que a amamentação realizada de forma adequada, em uma boa posição, não provoca dores, o leite é secretado em quantidade adequada e o bebê engole sem dificuldades. Pequenos ajustes podem significar ganhos enormes em termos de saúde”, ressaltou o autor.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta