Direito e Justiça

Maia defende priorizar a educação para reduzir desigualdades

21/11/2017 - 21:14  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Presidente da câmara dep. Rodrigo Maia (DEM-R)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, durante a sessão do Plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu nesta terça-feira (21) prioridade na educação básica como forma de corrigir as injustiças no País. Ele participou de evento comemorativo do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Na solenidade, Maia informou que pretende colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Há muitos avanços, mas os números mostram que estamos distantes do ideal. Nosso trabalho no Parlamento é melhorar a legislação do acesso à educação. Por meio da educação, vamos conseguir avançar”, disse. “O foco deve ser a educação de zero a seis anos de idade, para criar as condições para que todos os jovens possam chegar à universidade em condições de competir com uns com os outros.”

Combate às desigualdades
O deputado Damião Feliciano (PDT-PB), que organizou o evento, destacou a importância da luta pela redução da desigualdade social entre brancos e negros no País. Ele também afirmou que é o negro quem mais sofre com a violência no Brasil.

“Sabemos que 76% dos assassinatos no Brasil são de jovens pretos. Até a abordagem da polícia em qualquer situação às vezes se dá em função da questão social ou da questão financeira”, comentou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.