Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissões tentam mais uma vez ouvir empresas de telefonia celular

29/05/2013 - 09:15  

As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia tentam hoje novamente ouvir as empresas de telefonia sobre a qualidade do serviço oferecido ao consumidor.

No mês passado, as comissões tentaram ouvir as telefônicas, mas apenas um representante do sindicato das empresas compareceu, o que causou indignação dos parlamentares e acarretou o encerramento da reunião. “Julgamos importante insistir na realização de audiência pública para ouvir as empresas”, explica o presidente da Comissão de Integração Nacional, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Os parlamentares querem esclarecimentos sobre que providências o governo federal está adotando em função das reclamações acerca dos maus serviços prestado pelas operadoras de telefonia, principalmente a telefonia móvel.

No primeiro semestre de 2012, a telefonia celular foi a que mais recebeu reclamações em todos os Procons do País. Foram mais de 78 mil queixas, motivadas principalmente pelo tratamento dado aos consumidores nos call centers e pela a cobrança indevida de contas.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende;
- o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão;
- o secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Barros da Cunha;
- o diretor de Relações Governamentais da Oi/Brasil Telecom, Marcos Augusto Mesquita Coelho;
- o presidente da Tim Celular S.A., Rodrigo Abreu;
- o presidente da Vivo Telefonica, Antonio Carlos Valente;
- o vice-presidente executivo da GVT, Gustavo Gachineiro;
- o presidente da Claro S/A e Americel S.A., Carlos Hernan Zenteno;
- e o vice-presidente da Embratel, representando a NET Serviços e Com. S.A., Oscar Petersen.

Em julho do ano passado, a Anatel proibiu a venda de chips de celular das operadoras Tim, Claro e Oi. A suspensão durou 11 dias. A agência liberou as vendas após as empresas terem apresentado plano de melhoria da qualidade do serviço e se comprometido a investir R$ 20 bilhões até 2014.

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, deputado Edinho Bez (PMBD-SC), espera que o debate seja produtivo. “Caso contrário, encaminharemos o assunto para o presidente da Câmara, inclusive, com o pedido da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, adianta Edinho Bez, lembrando que já há pedidos neste sentido aguardando providências.

A audiência será realizada no Plenário 9, a partir das 11 horas.

Da Redação/MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5476/2001

Íntegra da proposta