Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissões vão pedir a Henrique Alves a criação da CPI da telefonia celular

09/04/2013 - 12:03   •   Atualizado em 09/04/2013 - 14:35

Os presidentes das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, respectivamente, deputado Edinho Bez (PMDB-SC) e Jerônimo Goergen (PP-RS) vão pedir nesta terça-feira (9) ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a instalação da CPI da Telefonia Móvel.

Os parlamentares decidiram apoiar a criação da comissão parlamentar de inquérito depois que tentaram – e não conseguiram - ouvir os presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Claro, da Oi, da Tim, da Vivo, da GVT, da Telemar e da NET.

Eles haviam sido convidados para participar, nesta manhã, de audiência pública sobre a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras e avaliar o cumprimento das determinações da Anatel impostas às telefônicas, mas não compareceram. Todos mandaram representantes, o que irritou os parlamentares.

Edinho Bez disse ainda que, no próximo dia 17, a Comissão de Fiscalização Financeira vai se reunir para votar novo requerimento para discutir o assunto. Desta vez, além dos presidentes das empresas de telefonia, os parlamentares querem convidar o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

CPI
Dois requerimentos que pedem a criação a CPI da Telefonia aguardam decisão da Secretaria-Geral da Mesa. Ambos já têm o número mínimo de assinaturas exigido (171). O mais antigo foi apresentado pelo deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS)  no ano passado. Neste ano, outro requerimento foi apresentado, desta vez pelo deputado César Halum (PSD-TO).

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.