Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão rejeita passe livre para acompanhante de deficiente

06/04/2009 - 19:18  

A Comissão de Viação e Transporte rejeitou, na última quarta-feira (1°), o Projeto de Lei 709/07, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que concede passe livre no sistema de transporte interestadual aos acompanhantes carentes de pessoas com deficiência que não têm discernimento para a prática de seus atos.

O relator na comissão, deputado Chico da Princesa (PR-PR), defendeu a rejeição do projeto com o argumento de que ele é inconstitucional, porque "cabe privativamente ao poder público, através da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, custear o transporte das pessoas portadoras de deficiência comprovadamente carentes e de seus acompanhantes, se necessário, e de proporcionar o pagamento do benefício mensal de um salário mínimo a esses portadores de necessidades especiais".

Chico da Princesa lembra ainda que a extensão do benefício da gratuidade para o acompanhante carente de pessoa com deficiência poderá provocar o aumento das tarifas. "Os usuários que pagam pelos serviços é que, ao final, suportarão os ônus das isenções tarifárias concedidas a determinados segmentos", alerta.

"Cerca de 95% dos viajantes em nosso país utilizam ônibus para seus deslocamentos. Trata-se, como é de se supor, da parcela menos favorecida da população, que não tem carro e não pode se utilizar do transporte aéreo. Deste modo, qualquer aumento de passagem significa orçamento mais apertado para essa já sacrificada parcela da sociedade", conclui.

Tramitação
O projeto havia sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir ao Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto reserva assentos preferenciais em terminais de transporte
CCJ aprova facilidade de acesso para gestantes e deficientes
Proposta amplia passe livre para portadores de deficiência
Comissão aprova passe livre para acompanhar deficiente

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 709/2007

Íntegra da proposta