Trabalho, Previdência e Assistência

Portador de necessidade especial pode ser isento de IR

28/09/2007 - 13:11  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1145/07, do deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), que isenta os portadores de necessidades especiais do Imposto de Renda sobre os proventos em caso de aposentadoria. "É necessário corrigir a injustiça com as pessoas portadoras de necessidades especiais do nosso País", afirma o deputado.

Atualmente, a Lei 7.713/88 já concede essa isenção aos proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os recebidos pelos portadores de moléstia profissional e doenças como tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla e neoplasia maligna (câncer). O mesmo vale para os portadores de cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, Mal de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação e aids. A isenção é concedida com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto acrescenta moléstia à lista de isentas do IRPF
Lista de doentes isentos de IR pode ser ampliada

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1145/2007

Íntegra da proposta