Política e Administração Pública

CCJ aprova aumento do repasse aos estados para compensar perdas com ICMS

Aprovação foi relativa à admissibilidade da PEC, que ainda terá que ser analisada por uma comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário.

08/05/2013 - 11:45  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Sandro Mabel (PMDB-GO)
Autor da proposta, Mabel ressalta que os estados que exportam muito não estão sendo remunerados à altura.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 190/12, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que aumenta os repasses da União com o objetivo de compensar as perdas de estados e municípios com a Lei Kandir (Lei Complementar 87/96). Essa lei prevê o ressarcimento do ICMS devido por empresas em operações com produtos primários, semielaborados e serviços destinados ao mercado externo.

A PEC obriga a União a repassar 40% do montante arrecadado com os impostos de importação e de exportação, com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas operações envolvendo o comércio exterior e com contribuições sociais incidentes sobre a importação de produtos estrangeiros ou serviços para reparar perdas de receita verificadas nos estados e no Distrito Federal. Já os municípios receberão 25% do valor entregue aos estados. Segundo Mabel, a União ressarce anualmente somente 17% das perdas dos estados.

A proposta estabelece ainda limites de ressarcimento, sendo proibidos repasses inferiores à metade das perdas, assim como os superiores aos valores das perdas efetivamente verificadas.

O autor da PEC ressaltou que a proposta corrige distorção criada pela Lei Kandir e beneficia todos os estados. “Hoje estados que exportam muito estão sendo penalizados, por não serem remunerados à altura”, disse.

O parecer do relator, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), foi favorável à proposta.

Tramitação
Será criada uma comissão especial para analisar o mérito da PEC, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta